Aprenda a fazer uma maquiagem transformadora - Passo a Passo

Clique aqui!
X

A verdade sobre cremes de cabelos, que ninguém te conta.

Olá meninas tudo bom?  Hoje vim aqui compartilhar com vocês uma informação importantíssima sobre cremes capilares, quando fui alertada sobre esse assunto, confesso que me senti muito desapontada com algumas marcas.


Você já ouviu falar em petrolato (petrolatum), parafina (paraffinum liquidum) e oléo mineral (oil mineral) ? Então, esses são ingredientes bases da maioria de cremes para hidratação, reconstrução, nutrição e de pentear que existem no mercado e que não fazem nada bem para o seu cabelo.
Já aconteceu com você, de fazer aquela hidratação power, seu cabelo ficar maravilindo, mas depois da primeira lavagem voltar tudo ao normal? Ou até mesmo a hidratação ter feito 0 efeito? O motivo disso tem nome, e como dito anteriormente, se chama:  Petrolato (petrolatum), parafina (paraffinum liquidum) e oléo mineral (oil mineral) que basicamente são a mesma coisa.

Vou explicar melhor sobre o que é esses componentes e o que eles podem fazer no seu cabelo.

PETROLATO (PETROLATUM), Parafina (paraffinum liquidum) e Oléo mineral (oil mineral) 

Petrolato é um derivado do petróleo cru (Geleia de petróleo) , que depois da desparafinação, é usado  na composição de cremes hidratantes, capilar e remédios, pode ser vendido como parafina liquida, vaselina, oléo mineral e etc…  por ter seu custo bem baixo, a utilização dele é em larga escala no mercado da beleza.

Esses componentes tem a missão de “hidratar e conferir macieis aos fios”  prometem proteger e conservar a hidratação, porém a realidade é outra.

petrolato fazem mal para os cabelos

O problema não é exatamente, conter esses produtos na composição dos cremes, e sim da quantidade que eles são utilizados, afinal seus benefícios não são nada bons para o cabelo principalmente a longo prazo.

Como por exemplo: Os petrolatos  não tem poder nenhum hidratante e nutritivo, e ainda criam uma barreira em volta dos fios com o tempo, seu  acumulamento nos cabelos, impede que os mesmos recebam nutrientes, inclusive a água, assim petrolatos fazem com que os fios fiquem fracos, quebradiços e pode até impedir o crescimento deles.  Esses componentes servem basicamente como uma “maquiagem”  melhoram a aparência das madeixas apenas temporáriamente.

Você conhece a regrinha das comidas saudáveis? Quando queremos algo mais “fitness” procuramos produtos  que não tenha “farinha enriquecida com ferro e ácido fólico” nos primeiros componentes, porque sabemos que os primeiros ingredientes são os que mais são utilizados na criação do produto a ser consumido não é mesmo? Com os cremes capilares não é diferente, os produtos que vem na primeira linha dos componentes, são exatamente os “ingredientes” que vem em maior quantidade, sendo assim imagina um creme capilar que contenha  petrolato, parafina e óleo mineral como base principal? Eles fazem com que o produto simplesmente não SIRVA PRA NADA, porque esses ingredientes anulam a entrada de qualquer componente saudável que possa conter naquele creme.

petrolato fazem mal para os cabelos
( Creme de pentear da Niely, contem todas essas substancias como base principal,  anulando qualquer componente bom, sem contar o silicone insolúvel, mas falo dele em um próximo post. Minha experiência com esse creme de pentear não foi boa, deixou meu cabelo opaco e pesado, além do excesso de frizz )

Algumas marcas usam excesso de petrolatos nos componentes como Niely, Novex, seda, haskell, outras usam bem pouco e outras são totalmente  livres desses componentes, como: Soul power e a nacional Lola.

Obs: Soul power nunca usei, mas a Lola tenho ótimas referências e já já trago pra vocês minha experiência com os produtos  deles .

Atualização: Vejo que algumas empresas estão reconsiderando o uso, e começaram a lançar linhas free from, como a NOVEX! espero que continue assim.

petrolato fazem mal para os cabelos

Bom, eu aqui não estou escrevendo para te amedrontar, estou apenas expondo meu ponto de vista; é claro que tem pessoas que se dão com cremes que contenham essas substâncias, outras que não se dão e outras que não se importam em usar uma vez ou outra, porém eu prefiro manter meus cabelos longe dessas substâncias, não só pelo cuidado com meu cabelo a longo prazo, mas também pela minha saúde.

Estudos feitos nos Estados Unidos e no Japão constataram que o 1,4-dioxano componente presente nessas formulas, é responsável  por diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago e estômago, e  leucemia. Mas não fique preocupado, esse composto faz mal  só se  utilizado em grandes quantidades.

OBS:Você detecta o 14-dioxano  através dos nomes: paraffin oil e mineral oil 

Então é isso meninas, reflitam bem sobre os efeitos causados por esses componentes, pesquisem mais e  não fiquem  presas somente a essa matéria.  Assim  você decide o que é melhor pra você. <3

Afinal, no fundo não faz sentido gastar nosso dinheiro tão suado, com produtos que não fazem efeitos, não tratem realmente nossos cabelos e com empresas que não tem o minimo de respeito pela gente não é mesmo?

Quero indicar pra vocês uma matéria super legal sobre FREE FROM no site da Soul Power, lá eles explicam mais sobre componentes prejudiciais aos nossos cabelos.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe seus comentários e vamos interagir! Me segue lá no insta do blog @todaeublog, e vamos papear, amo conhecer coisas novas e conhecer gente nova.

Fiquem com Deus! Beijinhos: Paloma.